sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um ano, uma semana. Aniversário do Blogueiras Feministas


A Marília Moscou, do Mulher Alternativa e também da lista e do blog Blogueiras Feministas, lançou um meme comemorativo do primeiro aniversário do blog coletivo.


O meme da Marília tem sete itens, um para cada dia dessa semana, que inicia hoje, para mim, e que terá, amanhã e domingo, o 1º Encontro Nacional de Blogueiras Feministas, e lança o seguintes temas:

Dia 1 - Quem foi a primeira blogueira feminista que você se lembra de ter lido?
Dia 2 - Que blogueira feminista você ainda não conhece pessoalmente e gostaria de conhecer?
Dia 3 - Qual o post que mais te surpreendeu ou apaixonou em nosso blog?
Dia 4 - Como você chegou até a lista e/ou até o blog?
Dia 5 - Como foi (ou como acha que será) o seu primeiro encontro ao vivo com uma BF?
Dia 6 - Qual a sua maior descoberta, em termos de feminismo, que veio pela lista ou pelo blog?  
Dia 7 - Que assuntos você gostou mais de ver em nosso blog ou lista?  Por quê?

Eu começo agora, interrompendo mais ainda o meme já atrasado dos trinta livros em um mês (que vai se transformar em trinta livros em três meses...
Então, quem foi a primeira blogueira feminista que eu me lembro de ter lido?

Quem mais, senão ela? Cynthia Semíramis

Deixa eu contextualizar:
Estava eu fazendo uma pós-graduação latu sensu na ESDHC – Escola Superior Dom Helder Camara, em BH, sobre Segurança Pública e Polícia Comunitária. Maioria absoluta de homens, como é ainda nas carreiras e instituições ligadas diretamente à segurança pública, no Brasil.
Algumas aulas eram interessantes, outras, nem tanto. Alguns colegas eram bacanas, outros...

Eis que surge uma mulher, chamada Cynthia Semiramis, que iria ministrar a disciplina de metodologia. O ano era 2008. E eu tinha  só o Orkut como rede social.
O tirocínio policial de apurar quem eram os professores acometia a todos os alunos, e eu não fui exceção. Googlando, descobri o meu primeiro blog feminista.
E a partir dos links e das indicações, conheci o Luluzinha Camp. Fiquei louca para ir a um dos encontros, mas me senti intimidada.

E conheci a Lola. Aliás, o blog Escreva Lola, Escreva.
Nesse percurso, eu me arrisquei a começar um blog, despretensiosamente, em abril de 2010, este bloguinho aqui. Falando de tudo, e de nada. De sofrimento e de prazer. Dos grandes e dos pequenos, esses, de todo dia.

Quando me assumi uma blogueira feminista? Quando arrisquei participar do 4º Concurso do Escreva Lola Escreva, e falar sobre “A origem do meu feminismo”.
E o resto, bem, vocês sabem um pouco.
Graças ao blog eu me apaixonei, graças ao blog eu conheci gente fantástica, eu entrei para a lista, eu tive ajuda em momentos difíceis, de pessoas que se tornaram amigas mais do que queridas, amigas amadas mesmo. 

E não me canso de dizer: graças à Cynthia, que se tornou primeiro minha orientadora na monografia, e hoje, uma amiga querida.

A primeira blogueira feminista, e aquela que me ajudou a sair da bolha de desconforto sem nome na qual eu vivia. Hoje estou fora da bolha, e o desconforto é maior. Mas tem nome, e sei que tenho companhia nas grandes e pequenas batalhas do dia a dia, contra o machismo que mata, contra os preconceitos, contra a pequenez cotidiana.
Todos os dias me surpreendo (nem sempre pro bem, mas isso faz parte do aprendizado) e aprendo novas possibilidades. Todos os dias eu exercito a tolerância, o diálogo. Todos os dias eu dou mais um pequeno passo no caminho de uma militância mais ativa.
Mas isso é assunto para os outros dias do meme!
Parabéns, Blogueiras Feministas!

2 comentários:

  1. Uma das melhores coisas do ano, da lista, da vida: ter você como amiga. Bjs, baby

    ResponderExcluir
  2. Legal, o post. Eu estudo na Dom Helder também, sou feminista também, tenho blog também... hehe. O que vc fez com sua pós? Terminou? Foi trabalhar em que área?

    ResponderExcluir