sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Queimando etapas mas terminando em tempo!

A Marília Moscou, do Mulher Alternativa e também da lista e do blog Blogueiras Feministas, lançou um meme comemorativo do primeiro aniversário do blog coletivo. Eu comecei certinho, mas acabei me enrolando com mudança e trabalho e blablabla whiskas sache... e me atrasei! Então hoje, vou postar os seis de uma vez!


Dia 1 - Quem foi a primeira blogueira feminista que você se lembra de

Dia 2 - Que blogueira feminista você ainda não conhece pessoalmente e
gostaria de conhecer?

A lista começou antes do segundo turno da eleição presidencial do ano passado, na qual foi eleita Dilma Roussef, a primeira presidenta do Brasil.
Eu já conhecia a Cynthia, e através do Twitter, que comecei a usar ativamente em meados de 2010, conheci também outras pessoas de BH que estavam participando da campanha. No dia 23 de outubro de 2010, participei de um evento da campanha, o “abraço da Contorno”, com eleitores de Dilma.
Pouco depois, entrei para a lista das Blogueiras Feministas.
E então, descobri o ser humano fantástico que é a Bianca Cardoso.
Mais jovem que eu em idade. Mas com uma sabedoria que ultrapassa qualquer medida. Sabedoria de saber a hora de intervir e a hora de deixar fluir. Sabedoria de dizer o que precisa ser dito, quando é preciso ser dito. E deixar fluir.
A experiência de um grupo autogestionado é nova pra mim, e pra mais gente, acredito, e acho que entre todas as pessoas fantásticas do grupo, quase 500, ninguém seria tão fenomenal no papel de moderadora da lista e editora do blog coletivo.
Sei também que a sobrecarregamos, claro, e sei que precisamos crescer e aprender a depender menos, e por isso, o agradecimento ENORME a você, Bianca Cardoso.

Ah, e devo dizer que não só conheci como dividi o quarto com essa moça!


Dia 3 - Qual o post que mais te surpreendeu ou apaixonou em nosso blog?

Vários me surpreenderam, vários me apaixonaram.

Os da Bárbara Lppes me dão uma sacudida, e trazem temas novos e nem tanto, mas com um olhar distinto.
Os da Cynthia, são fantásticos, especialmente os da série "Mitos do Feminismo". A "mulher" por trás do "mito".
Mas eu diria que o post da Luana sobre as mulheres negras foi um dos que me surpreendeu e me apaixonou, porque tirou a gente de uma zona de conforto, mas foi aquela sacudida necessária.

Dia 4 - Como você chegou até a lista e/ou até o blog? Através da Cynthia Semíramis

Graças à uma pós-graduação, escolhida meio ao acaso, tive a sorte de conhecer a Cynthia, e o resto, bem, o resto tá aqui...  nesse blog, no tt, na lista, no FB e principalmente, na vida.

Dia 5 - Como foi (ou como acha que será) o seu primeiro encontro ao vivo com uma BF?

Foi como encontrar uma grande amiga, que não via há tempos, mas com quem a conversa continua como se nunca houvesse sido interrompida.
A Cynthia eu já conhecia pessoalmente, mas não éramos próximas nem nada, só uma relação de professora-aluna, orientadora-orientanda.
Aqui em BH, combinamos de nos encontrar, e conheci a Rane, a Clarice, a Fernanda Marinho, a Lud Pizarro. Na marcha das Vadias, estivemos todas!

E em julho, raspei as milhas, juntei as malas e baixei em SP, especialmente para encontrar a Luciana Borboleta-Graúna-Gostosa Nepomuceno.
E foi bem do jeito que eu pensava, almas gêmeas e tudo mais... Conversa, cerveja, risada. Voltei pra BH com um sotaque cearense e uma vontade danada de trazer ela pros botecos de BH.
E, claro, além da Lu, ainda conheci, conversei e tomei cerveja com Bárbara-te-amo-pra-caraleo-Lopes, com a Bárbara Manoela, com a Iara, com a Marjorie, com a Deborah Sá, com a Mariana Rodrigues...
E foram como amigas lindas que fiquei um tempo sem ver e reencontrei!


Dia 6 - Qual a sua maior descoberta, em termos de feminismo, que veio pela lista ou pelo blog?



Não foi uma boa descoberta, mas foi necessária. Descobrir que o fato de sermos feministas não nos torna imunes a outras formas de manifestar opressão. A questão dos direitos humanos e também a questão da luta de classes, das empregadas domésticas e das mulheres negras. Queria que tudo viesse num pacote só, mas somos humanas e falíveis, ainda bem. Somos capazes de apreender e debater e crescer.
E sim, eu sou otimista, a maior parte do tempo, exceto quando sou pessimista e cética ao extremo na questão da natureza humana...

Dia 7 - Que assuntos você gostou mais de ver em nosso blog ou lista?

Ai, eu amo tudo!
Cada um me dá uma nova perspectiva, me abre uma nova possibilidade.
Os posts sobre psicanálise, os sobre a questão da informação e das redes, tantos aprendizados..
E os debates sobre psicanálise, sobre sociologia, os estudos, as fantásticas leituras que temos todos os dias, nossa, isso me encanta e me faz ter um pouquinho de fé na humanidade (lembrando que sou otimista mas sou cética tb, então, esse paradoxo é bem complicado pra mim de lidar... )






Bem, é isso!
Um ano de lista, um ano de blog coletivo.
Um ano de descobertas, carinho, risadas, cervejas virtuais e coletivas!
E o encontro ainda teve uma nova forma de revolução: a botecagem feminista!
Discutindo o futuro da humanidade em uma mesa de bar, onde sai de tudo!


Amo muito!



Também participaram do meme de aniversário a Luciana, a Rita e a Xênia, no FB.

Um comentário:

  1. E eu voltei amputada, pode isso? amigos não deviam ficar a menos que um fds de reencontros, sinto muita falta...

    ResponderExcluir