quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mantra

Tem um mantra que repito (tento repetir) todos os dias, quando acordo, ou mais tarde, assim que me lembro:

"No dia de hoje, não me preocuparei.
No dia de hoje, não me aborrecerei.
No dia de hoje, agradecerei minhas várias bênçãos e honrarei meus pais, mestres e amigos.
Ganharei meu pão diário honestamente.
Demonstrarei gratidão e bondade para com tudo o que é vivo."

Meu aniversário se aproxima, e estou me esforçando para agradecer pelas várias bênçãos que me são concedidas, mesmo aquelas que me são tão "naturais" que é fácil esquece-las.
Ser saudável.
Ter uma Família. Mãe, pai, irmão, irmãs, tios e tias, primas e primos queridos. Família.

Amigos. Amigos que são família. Sobrinhos postiços, adotados no coração, que me adotaram também.
Emprego. Um trabalho que gosto de fazer, onde me realizo mais do que me frustro (ou pelo menos, um pouco mais...)
Respeito, estima, consideração.
Reconhecimento.
Um cérebro ativo.
Capacidade de pensar.


Um lugar para morar. Uma cama para deitar. Roupas para vestir.
Comida na geladeira.
Capacidade de ousar pensar diferente.


Viver em uma democracia, ainda que iniciante e imperfeita.
A sorte de gostar de ler, e haver nascido em uma família que me incentivou, que me proporcionou os meios para cultivar essa virtude.


É tão fácil esquecer de agradecer, a cada dia.

Então, não sei se é a maturidade... mas quero mais agradecer do que reclamar.

Reconhecer e agradecer, e retribuir, da melhor forma, tentando viver uma vida plena, significativa.


Um comentário:

  1. Renata, sua Mãe não mudou nada! Continua jovem e de bem com a vida. Que bacana! Lindas palavras.

    ResponderExcluir