segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sobre livros e estantes...


Meus livros estavam um pouquinho espalhados, e empilhados, e desarrumados, então, sábado saí para comprar estantes.

Queria mandar fazer, sabe, planejado, bonitin... mas ia ficar bem fora do meu orçamento, ah nem...
Então, fui em uma loja da Leroy (depois de pesquisar um pouco) e comprei três estantes grandes e uma média (pq só tinham três grandes...)
E fui montando-as aos poucos, terminei agora à pouco.
Não consegui organizar meus livros todos, ainda tem alguns deitados, e a divisão de espaço entre uma prateleira e outra é ridícula (tem uns vãos com mais de 40 cm, desperdiça espaço, poucos livros tem mais de 25 ou 30 cm de altura - só atlas, eu creio)
- falando nisso, tenho que achar o atlas branco da Barsa... totalmente desatualizado, mas me recorda minha infância!


Eu cresci amando livros, o conteúdo e o suporte físico do livro.
Compartilho com várias pessoas a mania de ler. Se fico muito tempo em um lugar que não tem nada para ler, leio bula de remédio e manual de instruções.
Já me peguei tendo que esperar pela transferência de veículos por mais de uma hora, e não tinha nada para ler, nem lugar nenhum para comprar um jornal. Por sorte, havia o manual do carro, no portaluva. Creio que foi a única vez que o abri (o manual, não o portaluvas... )

Tenho conhecidos que comentam que gostariam que os filhos lessem, mas não tem um livro em casa.

Então, fica a dica: se você acha que ler é importante (e deve achar, se está lendo este bloguinho, que ainda não disse a que veio... ), tenha livros em casa!
Livros novos, livros velhos, revistas em quadrinhos, livros infantis, enciclopédias (compre uma no sebo, a Barsa é pura poesia!).



E este é o motivo do post de hoje: livros, infância, como gostar de ler!

Não, eu não tenho a receita.

Creio que tive sorte, como diz a Sara Crewe, no livro A Pequena Princesa: sorte de gostar de ler, sorte de ter pais que compravam livros, assinavam revistinhas, me deixavam fazer torres e pontes com os exemplares das enciclopédias.

Eu e meus irmãos fazíamos castelos com livros, pontes, rampas para subir com os carrinhos, tudo isso e mais.
Livro, aqui em casa, nunca foi para enfeitar estante.
E sempre tivemos muitos: didáticos, romance, de história, enciclopéidias, coleções, de banca, de fascículos que a gente mandava encadernar depois, novos, muito velhos, de sebo...



Minha mãe nunca reclamou que livro junta poeira.
Sempre temos jornais e revistas espalhados pela casa.
Meu pai gostava de ler - hj lê mais o jornal, mas pelo menos lê.
Minha mãe coleciona receitas e livros de receita. Mais do que muita gente, que não lê nada.
Minha avó Maria, com quem vivi até os quatorze anos, quando ela morreu, lia livros de orações.
Tia Marilene lia de tudo - de livros de pedagogia e psicologia a romances água com açúcar.



Quando criança, me diziam que eu esquecia da vida quando enfiava o nariz atrás de um livro.
Adulta, continuam dizendo isso...



Meu sonho é uma biblioteca, tipo essa da fotinha, com prateleiras do chão ao teto, e com aquela escadinha para alcançar as prateleiras do alto.

Adoro Jane Austen, e em todas as obras dela, sempre há uma biblioteca. Eu imagino as bibliotecas inglesas assim, com livros encadernados em couro, do chão ao teto, e ainda em mesinhas redondas, do lado de grandes poltronas, onde a gente pudesse se enroscar e sumir, lendo um bom livro...


Tenha Monteiro Lobato, tenha Harry Potter, tenha Crepúsculo, tenha Sidney Sheldon e Danielle Steele. Tenha Agatha e John Grisham.

Tenha romances de faroeste, daqueles bem antigos, e tenha julias, sabrinas, biancas...

Nenhuma leitura é inútil ( a não ser que seja incitadora do racismo, do sexismo, da homofobia, da xenofobia, da intolerância religiosa ou qualquer outra: aí não é inútil, é maléfica mesmo)

Tenha Jorge Amado, Jane Austen, Zélia Gattai e Anne Rice.
Tenha Tolstoi, Hemingway e Nabokov.
Tenha George Orwell, tenha Machado de Assis, José de Alencar, Autran Dourado, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.

Tenha e leia filosofia, sociologia, dicionários (mais de um, e pelo menos um Aurélio do grande!)

Internet é tudo de bom, mas nada substitui um bom livro, na cama, com uma xícara de café, leite ou coca-cola gelada, dependendo do clima.

Falando nisso, estou fazendo a campanha: amigos, quem estiver com livro meu emprestado, favor informar ( e se possível, devolver!) - Estou fazendo o censo!!!


Ah, e hoje, 17 de maio, é aniversário da Solange!!!!
Feliz aniversário!!!!

E também, dia internacional de combate à homofobia!


Um comentário:

  1. Renatinha....Me lembro qdo fui na sua casa a 1 vez no armario no lugar de tantas roupas livros livros...lemra? Aprendi a gostar de ler e devorar livros um pouco com vc e um outro pouco com uma amiga querida da facul...Quando conheci o Marcello fiquei maravilhada com a biblioteca dele...E assustada, naquela època nao falava e muito menos lia bem italiano...Mais assustada qdo vi na estante dele...Dante...Pensei è enfeite...kkk, nao aqui è assim, para voce ter idèia a Maria Luisa na 5 serie no proximo ano, quando estarà com 10 anos, vai ler Alessandro Manzoni pai da Lingua italiana.... Jà estou com a lista, pois o ano letivo acabada daqui a 3 semanas...E assim fui despertando para a leitura....Melhorei mueu italiano 1000 % nao sò vivendo aqui, mas lendo....Depois o interesse por Frances e agora o Alemao....Concordo com vo vc !!! Leitura è exemplo sim...Se voce gosta, incetiva, seus filhos com certeza vao gostar de ler tambèm...Quando vc vier aqui em casa vai gostar das nossas estantes...A Maria Luisa adora ler...Acabei de presentea-la com o pequeno principe que eu amooooo.....Bjim e boa arrumaçao de livros.....Claro eu tenho livros em portugues tambèm....Voce iria amar a biblioteca da minha cidade...Maravilhosa e moderna...

    ResponderExcluir